sexta-feira, outubro 10, 2008

SHANK PRAKSHALANA - Limpeza Intestinal

Muita gente está interessada na faxina orgânica e eu mesma estou entusiasmada com a eficácia dessas técnicas naturais. Os resultados são visíveis: rejuvenescimento, aumento da energia, sensação de frescor, limpeza e leveza, além de que tudo funciona melhor.
Recomendo! É fácil e indolor. Só requer que se sigam exatamente todos os passos a seguir.
Para visualizar os exercícios contidos nessa técnica, acesse o link do youtube, digitando a palavra SHANK PRAKSHALANA (
www.youtube.com/watch?v=FKPNBUd_up4)

beijo, Gurudass



SHANK PRAKSHALANA - Limpeza Intestinal

Entre 50% a 60% das pessoas sofrem de um mal crônico da civilização: constipação intestinal. É sabido que esta é uma das causas principais do envelhecimento prematuro, pela autointoxicação que envenena progressivamente o organismo.

A constante autointoxicação assim produzida leva a inconvenientes tais como halitose, insônia, depressão nervosa, hemorróidas, erupções cutâneas, congestões hepáticas, anemias e câncer.

Os especialistas em autópsias dizem que 60 a 70% dos cólons dissecados contêm matérias estranhas, tais como vermes de dezenas de anos. As paredes interiores do intestino delgado são também seguidamente incrustradas de matérias fecais antigas e duras, lembrando as chaminés que necessitam serem raspadas.

Existe no Yoga uma técnica de autolavagem completa do trato intestinal que oferece resultados surpreendentes e que é ainda pouco conhecida no Ocidente.

Trata-se de uma técnica relativamente simples, pela qual ingerimos água salgada, na mesma concentração do soro fisiológico, para que não seja absorvida pela mucosa intestinal. A água assim ingerida é guiada através do tubo digestivo com o auxílio de movimentos adequados e facilmente executados, mesmo por principiantes.

Esta autolavagem deve ser feita em jejum e dura, em média, uma hora e meia. À medida que a água é eliminada, observa-se a expulsão de pequenos sedimentos que estavam incrustrados na mucosa intestinal e que são responsáveis por fermentações pútridas e irritações crônicas. A água eliminada vai se tornando cada vez mais clara e transparente até sair completamente limpa.

É necessário alternar a ingestão de um copo d'água com a realização dos exercícios apropriados, a fim de que não haja acúmulo de líquido em nenhum ponto do aparelho digestivo e que a água continue em movimento. Os resultados fazem-se notar, ainda, em relação a casos de verminoses, quando a expulsão dos ovos e larvas é feita pela pressão da água em movimento.

É interessante observar a diferença entre Shank Prakshalana e as lavagens comuns, que alcançam a parte final do cólon, distendem suas paredes pelo excesso de pressão de acúmulo e perturbam o peristaltismo. O procedimento que apresentamos aqui limpa completamente todo o trato intestinal, desde o estômago até o reto, tonifica as paredes intestinais e favorece o peristaltismo. Pela eficácia de seus resultados, basta executa-lo quatro vezes ao ano, sendo a época das mudanças das estações a ocasião mais indicada.

O exercício não apresenta nenhuma dificuldade e nenhum perigo, mas a técnica deve ser seguida rigorosamente e os movimentos treinados com alguns dias de antecedência, para que não causem dores musculares subseqüentes, que são absolutamente inócuas, mas pouco agradáveis. Esta técnica é utilizada pelo Instituto de Pesquisas em YOGA, de Lonavla; no Vishwayatan Yogashram, em Déli; na Bihar School of Yoga, e foi introduzida na Europa por André Van Lysebeth.

Shank Prakshalana é, pois, a lavagem e purificação de todo o tubo digestivo, executada segundo a técnica que se segue, com o auxílio dos seguintes exercícios:



1o.. Exercício:
De pé, pés separados cerca de 30cm, dedos das mãos entrelaçados, palmas para fora. Corrigir a postura da coluna. Inclinar o tórax para os dois lados alternadamente, sem parar, quatro vezes para cada lado, num total de 8 inclinações em 10 segundos. Este movimento age sobre o piloro e, a cada movimento em direção ao duodeno e ao intestino delgado.

2o. Exercício:
Este movimento faz a água progredir pelo intestino delgado. De pé, com os pés separados, estender o braço direito na horizontal e dobrar o esquerdo, de modo que os dedos polegar e indicador toquem a clavícula direita. Fazer uma rotação do tronco para trás, pelo lado direito, levando o braço o mais longe possível. A cabeça acompanha o movimento, olhos fixos na mão direita. Voltar em seguida, para o outro lado, trocando a posição dos braços. Repetir quatro vezes para cada lado, num total, portanto, de 8 movimentos em 10 segundos.

3o. Exercício:
A água vai atingir o fim do intestino delgado, graças a este exercício. Com as pontas dos pés e as palmas das mãos apoiadas no chão, girar a cabeça e os ombros, alternadamente, olhando por cima de cada ombro de forma a ver o pé do lado oposto, isto é, quando olhar por cima do ombro direito, tentar ver o pé esquerdo e vice-versa. Importante: pés separados 30cm; os joelhos NÃO tocam o chão. Executar quatro movimentos para cada lado. Duração: 15 segundos.

4o. Exercício:
Este movimento conduz a água através do cólon pela compressão do baixo-ventre. Sentado no chão, perna esquerda esticada, flexionar a direita, colocando o pé direito ao lado da coxa esquerda, pouco acima do joelho. O corpo, ligeiramente para trás, apoiado na mão direita. Comprimir a coxa flexionada contra o baixo ventre, com o auxílio do braço esquerdo. Executar quatro movimentos para cada lado. Duração: 15 segundos.


OBSERVAÇÕES:

-A lavagem do tudo digestivo levará, no mínimo, uma hora e meia. Reserve a manhã de domingo ou qualquer outro dia em que disponha de bastante tempo livre;

-A época mais propícia é na mudança das estações, portanto, apenas quatro vezes ao ano;

-O momento mais indicado é pela manhã, em jejum. Os que sofrem de constipação intestinal crônica podem tomar um laxante suave (mamão+ameixa) na véspera, para facilitar a primeira evacuação;

-Neste dia, não praticar posturas que exijam esforço, nem exercícios violentos. Máximo repouso;

-A primeira refeição após a lavagem deve ser tomada, no mínimo, meia hora após a conclusão da mesma e, no máximo, uma hora após. Deve constar de uma papa de arroz integral batido no liquidificador com água. Levar ao fogo e cozinhar em fogo brando até ficar bem macio. Regar com bastante azeite (para lubrificar os órgãos). No dia seguinte, incluir sucos verdes crus;

Dica da Gurudass: Se vc estiver se sentindo bem, como eu me senti, sem fome alguma e tiver disponibilidade de tempo para continuar com a limpeza na seqüência do fígado e vesícula biliar, não ponha azeite algum, pois isso diminui a eficácia da limpeza da vesícula, então fique apenas com sucos leves, de preferência o suco de maçã que é emoliente para as pedras. E já no mesmo dia, a partir das 18 horas dê início ao seu processo de purificação das vias biliares, já postado nesse blog. Vc irá se surpeender com os resultados.

-Até 24 horas após a lavagem, estão proibidos os alimentos artificiais, com aditivos químicos, bem como alimentos ácidos e enlatados, leite, iogurte, bebidas alcoólicas e carne;

-Na primeira refeição após a lavagem, é indispensável incluir bastante azeite de oliva virgem, que pode ser derramado sobre o prato, sobre a papa de arroz ou sobre alimentos bem cozidos;

-Após a primeira refeição, beber água ou chá de ervas à vontade;

-Após a lavagem, ocorre ligeira perda térmica. Convém agasalhar-se bem e evitar apanhar frio.

Contra indicações:

Devem abster-se pessoas que sofrem de úlceras no aparelho digestivo, câncer e tuberculose intestinal, desinteria e colites crônicas.

Técnica:

a.Aquecer a água e adicionar sal de cozinha à razão de uma colher de sopa para cada litro d'água. Se a água parecer muito salgada, é possível reduzir um pouco a concentração. Não use água pura para a lavagem.

b.Beber um copo (250ml) dessa água morna, salgada.

c.Executar os quatro exercícios apropriados, acima descritos.

d.Beber outro copo. Repetir os exercícios. Continuar, alternadamente, até ter bebido 6 copos. A água não deve acumular-se no estômago, mas sim passar rapidamente para os intestinos, impulsionada pelos exercícios. Caso sentir que a água não deixa o estômago, provocando eventualmente uma sensação de náusea, repetir três ou quatro vezes os exercícios, sem beber mais água. Se a retenção for devida a gases acumulados nos intestinos, executar uma postura invertida (pouso sobre a cabeça).

e.Depois do sexto copo, ir ao banheiro. Normalmente, a primeira evacuação produz-se quase imediatamente. As fezes normais são seguidas por outras pastosas e depois líquidas. Se não evacuar em dez minutos, repetir os exercícios sem tomar água. Se, eventualmente, ainda assim não funcionarem os intestinos, aplicar um clister de 250gr. de água morna. Assim que as primeiras fezes forem evacuadas, o resto segue automaticamente. Depois dessa primeira passagem, é preciso:

f.Beber um copo d'água morna, salgada, executar os quatro exercícios e voltar ao banheiro. Cada vez, haverá uma nova evacuação. Continuar, alternadamente, neste ritmo: UM COPO - EXERCÍCIO - BANHEIRO, até que a água eliminada esteja tão limpa quanto a ingerida. Dependendo do intestino e do tipo de alimentação, serão necessários, ao todo, de dez a catorze copos.

g.Quando o resultado apresentar-se satisfatório, basta suspender a absorção da água e repetir os exercícios mais três ou quatro vezes. A água continuará a ser eliminada por mais algum tempo.

h.Tome agora 2 copos de água morna sem sal e provoque vômito para limpar o estômago.
Opcional (eu não fiz)

i.Procure repousar um pouco antes da primeira refeição.


Os resultados far-se-ão sentir nos dias que se seguem:
-frescor do hálito
-melhora da pele e do sono
-bem-estar geral

Procure seguir uma dieta equilibrada, evitando o excesso de carnes, bebidas alcoólicas, condimentos, açúcar, sal, farinhas refinadas.



quarta-feira, outubro 08, 2008

Cosmetologia Natural e Artesanal



Nos dias atuais o uso da fitoterapia nos coloca, novamente, em sintonia com a natureza. É bastante óbvio que optemos por produtos à base de ervas, bases vegetais e óleos essenciais para cuidarmos da nossa beleza e saúde. Além de serem de menor custo, não agridem o corpo físico, atuando também no campo energético, colaborando com nossos processos emocionais, quando se trata dos maravilhosos óleos essenciais. Além do mais estamos resgatando o uso de ervas medicinais, um recurso milenar para manutenção da saúde e equilíbrio.

As plantas medicinais e ervas aromáticas usadas nos cosméticos da Officinalis são cuidadosamente cultivadas no Sítio Vida Parque (Certificado Orgânico pela fundação Mokiti Okada) onde recebem trato ecologicamente correto, sem uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
Todo o processo é artesanalmente concebido e com muito amor e respeito pela natureza. Dessa forma, cada produto é especial e tem seu período de maturação, feitos em pequena escala, pois não possuem conservantes e corantes químicos ou substâncias sintéticas. Tudo é muito natural. As embalagens são recicláveis e não realizamos testes em animais.
Gurudass - fitoaromaterapeuta

Desintoxicação do Fígado e da Vesícula Biliar

Muita gente vêm me pedindo para publicar essa dieta, que além de fácil, ajuda a evitar uma cirurgia de vesícula. As pedras que se formam nessa região são resultado de nossa alimentação errada, com muitos aditivos químicos e excesso de gorduras trans.
A dra. Clark aperfeiçoou este processo milenar que vc pode fazer em casa sem problemas. Basta que siga as instruções abaixo e obterá excelentes resultados.
Boa limpeza!
Namaste...
Gurudass


LIMPEZA DO FÍGADO E DA VESÍCULA BILIAR:

Parte 1 - Café da manhã
Sugestões:
Frutas (o quanto quiser menos abacate, pelo óleo), leite de cereais cozidos (arroz, aveia, batido com água, preferencialmente sem açúcar), sucos de frutas (o quanto quiser), evite ingerir pães (não bolos nem biscoitos, porque contêm óleo), sucos de vegetais, de verduras ou legumes e mel. Isto fará com que a bile se acumule e aumente a pressão anterior (atrás), o que favorece a limpeza porque mais pressão significa empurrar mais pedras para fora. Também, mais bile descerá à vesícula e nela se acumulará.

PARTE 2 – Almoço
Faça um almoço leve, livre de qualquer gordura (ou seja, não coma leite, coalhada, ovos, carnes (por causa do colesterol), azeite, manteiga, queijos, margarinas, abacate, patês, requeijão, castanhas, nozes, amêndoas, etc.) e evite proteínas e produtos que contenham cafeína (café, chás, etc.).
Sugestões: a mesma acima.

PARTE 3 - Pausa de ingestão - às 14 horas
Às duas da tarde (14 horas) pare de comer ou beber. Se você quebrar esta regra você poderá se sentir muito mal mais tarde. Vamos preparar o sal amargo:
Misture 4 (quatro) colheres de sopa de sal amargo (sulfato de magnésio comprado em farmácias) em 3 copos de água (750 ml) em uma jarra. Misture bem e distribua todo o conteúdo em 4 copos.
Nota: Você pode acrescentar vitamina C em pó à água ou substituir a água por suco puro de limão ou de maças ou de grapefruit para melhorar o gosto.
Leve os copos à geladeira (por conveniência, para o gosto ficar melhor).

PARTE 4 - Primeiro copo - às 18 horas
Beba o copo 1 da mistura de sal amargo que está na geladeira. Você pode bochechar com alguns goles de água após beber o sal amargo para lavar a boca. Se já não estiverem, deixe os limões (ou grapefruit) e o azeite fora da geladeira para ficarem à temperatura ambiente.
IMPORTANTE: Você pode ir ao banheiro a qualquer hora que tiver vontade, menos durante o repouso (após beber o óleo com limão).

PARTE 5 - Segundo copo - às 20 horas
Beba o copo 2 da mistura de sal amargo que está na geladeira. Você pode bochechar com alguns goles de água após beber o sal amargo para lavar a boca. Mesmo não tendo comido desde as 14horas, você não sentirá fome. Já é hora de se preparar para dormir; coloque tudo o que você precisa por perto porque o tempo com que os próximos passos são executados é fundamental para o sucesso da limpeza.

PARTE 6 - Preparando o copo de óleo e limão - às 21h45min
(Isso mesmo, às 15 para as 10h da noite ou pouco antes. Isto porque você terá que se deitar e repousar completamente às 22 horas) Separe meio copo de azeite de oliva (125 ml). Esprema os limões (ou use grapefruit) até encher ¾ de outro copo. Remova a polpa com um garfo ou passe por uma peneira ou coador. Deve restar pelo menos ½ copo. Misture o suco espremido com o azeite. Em uma jarra ou recipiente fechado (ou no liquidificador ou mixer de mão), tampe e chacoalhe bastante para misturar bem. Note que só o suco de grapefruit permite que a mistura fique homogênea, portanto talvez seja preciso mexer bem antes de beber a mistura. Agora vá ao banheiro uma ou mais vezes, mesmo que atrase a hora de tomar o óleo (às 22h), mas não passe mais de quinze minutos das 22 horas.

PARTE 7 - Bebendo o óleo - às 22 horas
Tome toda a mistura de óleo e limão. ATENÇÃO: Você deve beber o óleo estando em pé, não deitado.
Dicas para beber o óleo: Você pode ter dificuldade para beber o azeite com limão (e terá que beber até a última gota), portanto pode usar alguns artifícios:
• Bater no liquidificador ou mixer de mão para misturar bem (quem é que não gosta de um óleo com gostinho de limão?).
• Usar um canudo para evitar que o líquido passe pelas papilas gustativas.
• Tomar mais devagar (não passe de 5 minutos para tomar tudo; pessoas mais idosas ou doentes podem estender até 15 minutos).
• Alternar alguns goles com um pouco de mel.
IMPORTANTE: Não vá ao banheiro durante o repouso (até 1 hora e meia após beber o óleo com limão).
Deite-se imediatamente após beber o óleo. O quanto antes você deitar mais pedras sairão. Ao terminar de beber, dirija-se para a cama e deite na posição de costas e com a cabeça alta no travesseiro. Se não fizer isto poderá não expelir as pedras. Portanto, esqueça a cozinha e atenha-se ao dormir. Tente pensar sobre o que está acontecendo no fígado. Você poderá sentir as pedras caminhando pelos dutos biliares, mas sem dor porque as válvulas (esfíncteres) da vesícula e dos dutos biliares estarão abertas, graças ao sal amargo.
Tente ficar completamente parado na mesma posição (de costas) pelo menos por 1 hora (melhor se forem 2 horas imóvel). Esvaziar a mente e dormir é o melhor a fazer agora.

PARTE 8 - O dia seguinte e o terceiro copo - a partir das 6 horas (nunca antes)
Ao despertar tome o copo 3 de sal amargo, mas não antes das 6 horas da manhã. Se você tiver alguma indigestão ou náusea ao acordar, aguarde até que passe antes de beber. Após beber, pode voltar para a cama.

PARTE 9 - Quarto e último copo - 2 horas depois do terceiro
Tome o copo 4 do sal amargo. Se quiser, volte para a cama.

PARTE 10 – Comer! - 2 horas depois da última dose de sal amargo
Pode comer novamente. Comece com sucos de frutas. Após ½ hora, pode-se comer frutas.
Depois de 1 hora, pode-se comer comida normal, mas prefira alimentos leves, de fácil digestão e com pouco ou nenhum tempero (principalmente condimentos).
Você deverá se sentir restabelecido ao final da tarde.
Nota: Alimentos bem leves são aconselháveis durante este dia. Afinal, quase todo o percurso dos intestinos (uns 5 a 7 metros) terá se esvaziado durante a limpeza.
Como saber quão boa foi à limpeza?
• Espere por uma leve diarréia logo pela manha (talvez não imediatamente após acordar). Ela é necessária para que as pedras que desceram da vesícula possam ser expelidas para fora do corpo. • Pode-se usar uma lanterna para ver as pedras no vaso. Procure pela esverdeada, pois ela é prova de pedra biliar genuína - e não resíduos de comidas. Só a bile do fígado é verde como uma ervilha. O verde pode estar bem claro ou mais escuro (pedras formadas há mais tempo).
- Se quiserem ver melhor as pedras, coloque algum tipo de peneira de furos maiores (grossa) no vaso (acima da água). A diarréia fará com que as fezes passem diluídas pelos furos enquanto que as pedras ficarão na peneira.
- MAS É IMPORTANTE NÃO HAVER CONTATO COM AS FEZES PARA NÃO OCORRER NENHUMA CONTAMINAÇÃO.
- O melhor é visualizar e descartar o quanto antes. Use a peneira somente se tiver curiosidade.
- Algumas pessoas guardam as suas pedras. Porém, isto pode trazer conseqüências ruins. As pedras, geralmente, estão contaminadas, pois cerca de 50% das fezes são compostos de bactérias, microorganismos nocivos e podem conter até vermes! Não adianta usar luvas ou "proteção" porque alguns são menores do que os poros da luva e entram novamente no organismo pela pele.
- Algumas das pedras flutuam na água por causa do colesterol que há dentro delas. É a forma mais eficiente de contá-las. Conte-as mais ou menos, sejam amarronzadas ou esverdeadas.
- Geralmente, para que a pessoa se livre completamente de alergias, bursite e dores na parte superior das costas, cerca de 2 mil pedras terão que ser expelidas. Mas este número de pedras é o resultado da soma de algumas limpezas seguidas. A primeira limpeza talvez livre a pessoa de alguns sintomas por poucos dias, mas assim que as pedras da parte anterior do fígado começar a descer para frente, os sintomas retornam.
- Pode-se repetir a limpeza com intervalos de 2 semanas, pelo menos (sugerimos 20 dias a 1 mês). Nunca faça a limpeza quando estiver doente.
- Algumas vezes os dutos biliares estão cheios de cristais de colesterol que não se tornaram pedras arredondadas ainda. Elas parecem “farelos” que bóiam na água da evacuação, de coloração amarronzada e reunindo vários pequeninos cristais brancos. Retirar estes farelos é tão importante quanto retirar as pedras.
- São esperadas 50 a 200 pedras ou cristais por evacuação (entre pequenas e grandes; entre 1 milímetro e 2,5 centímetros).

PARABÉNS! Você deve ter removido suas pedras biliares sem cirurgia!
Talvez eu (Dra. Clark) tenha aperfeiçoado esta receita, mas não é meu o crédito pela sua autoria (criada e aperfeiçoada já há muito tempo, talvez centenas ou milhares de anos atrás por especialistas em ervas).
Este procedimento contradiz vários pontos de vista médicos. Acredita-se que as pedras biliares são formadas na vesícula biliar, não no fígado. Pensa-se que são alguns não milhares. Não as ligam às dores além daquelas que atingem a vesícula. E é fácil compreender o porquê disto: Quando a dor aguda aparece, várias pedras já estão na vesícula e são grandes e suficientemente calcificadas para serem vistas nos raios-X e, claro, já causaram inflamações lá. Quando a vesícula é retirada, as dores se vão, mas outros sintomas como bursite e outras dores e problemas digestivos continuam.

A verdade é evidente: Pessoas que já tiveram a vesícula retirada cirurgicamente continuam expelindo várias pedras verdes cobertas de bile quando fazem esta limpeza e qualquer um que presta a atenção a estas pedras pode ver que os círculos concêntricos e cristais de colesterol batem exatamente com as fotos de pedras biliares que os livros médicos trazem.

Receitas Energéticas


Sucos desintoxicantes com sementes



Estes sucos devem ser ingeridos em jejum, logo ao despertar pela manhã, que é o momento ideal para realizar tratamentos de desintoxicação e vitalização.

É preciso consumi-los imediatamente após seu preparo e, por suas funções de desintoxicar e vitalizar o organismo; não devem conter açúcar ou adoçantes artificiais.

Para as pessoas que ainda sentem muita necessidade de adoçar seus alimentos, a sugestão é usar frutas mais doces ou frutas secas (uva, ameixa, tâmara, banana, etc.) na composição dos sucos.

Os sucos desintoxicantes também podem ser ingeridos no intervalo de refeições ou como lanche, principalmente quando há necessidade de um rápido restabelecimento do sistema imunológic ou limpeza.

Nesse caso, a quantidade de semente deverá ser dividida entre as diversas tomas do dia, ou então usar toda a dose diária no primeiro suco (em jejum).

Quantidade de sucos desintoxicantes/dia

Tratamento

Indicação

Desintoxicação diária e preventiva

1 suco em jejum (250 ml)

Desintoxicação diária e manutenção pós tratamento intensivo

1 suco em jejum + 1 suco à tarde
(250 ml)

Desintoxicação intensiva para ativar o sistema imunológico

1 suco em jejum + 2 sucos (nos intervalos das refeições) (250 ml)

Desintoxicação intensiva para ativação rápida do sistema imunológico

1 suco em jejum + 1 suco a cada 2 horas (150 ml)

Fonte: TRUCOM, C. Alimentação Desintoxicante. São Paulo: Alaúde, 2004.

Suco de luz do sol

Ingredientes: 1 pepino pequeno; 1 maçã; 1 xícara de hortelã; 1 cenoura; ¼ de xícara de semente de linhaça germinada; suco de ½ limão.
Preparo: coloque o pepino e a maçã no liqüidificador. Bata com a ajuda de um socador para auxiliar a extrair o líquido de dentro das hortaliças. Acrescente as sementes germinadas, a hortelã e a cenoura, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe e sirva imediatamente.

Uva com hortelã (rejuvenescedor e digestivo)

Ingredientes: 1 xícara de uva sem as sementes (deixar a pele); 1/2 maço de hortelã (talos e folhas); 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; 1 copo de água mineral.
Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente.

Maçã & pepino (intestinos e rins)

Ingredientes: 2 maçãs médias; 1 pepino inteiro com casca; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente.

Manga, tangerina & gengibre (sistema imune e pulmões)

Ingredientes: 1 manga descascada e picada; suco de 2 tangerinas; suco de 1 limão; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; 1 a 2 rodelas de gengibre.
Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente.

Creme de maçã & linhaça (intestinos, hormônios e cérebro)

Ingredientes: 2 maçãs (sem cascas e sementes); 1 colher de sopa de semente de linhaça e suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata os ingredientes e sirva imediatamente.

Cenoura, laranja & brócolis (constipação e gestação)

Gestantes precisam ingerir muitas raízes como a cenoura e sementes como a linhaça. Tais alimentos irão ajudá-la a manter sua saúde e promover a perfeita formação do bebê.
Ingredientes: 1 xícara de flores + folhas de brócolis; 2 cenouras (ou 1 beterraba); 2 laranjas; 1 limão; 2 ameixas secas; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça.
Preparo: passe pela centrífuga as laranjas, o limão, em seguida o brócolis e por último as cenouras. Transfira o suco obtido para o liqüidificador e bata com as ameixas e a semente de linhaça. Sirva imediatamente.

Suco de maçã, cenoura e semente de linhaça (gestação, pele e memória)

Ingredientes: suco de 2 maçãs + 2 cenouras, extraído na centrífuga; 1 colher de sobremesa de semente de linhaça pré-hidratada (à noite) em ½ copo de água.
Preparo: bata todos os ingredientes no liqüidificador. Opcional coar.

Opções de semente
(fresca e crua)

Dose diária
(adultos)

Linhaça, girassol e gergelim

1 colher sopa

Nozes e Castanha do Pará

3 unidades

Abóbora com casca

2 colheres sopa

Conceição Trucom - texto extraído do livro A importância da Linhaça na saúde – Editora Alaúde.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.