segunda-feira, junho 26, 2006

AROMATERAPIA


Final de semana passado fui abençoada por participar de um curso de introdução à Aromaterapia ministrado pela minha querida amiga Dhyan Vishwa. Fiquei maravilhada!!! É um poderoso tratamento natural com efeitos surpreendentes a nível físico e psíquico. Todo óleo essencial possui ingredientes ativos que agem no corpo por meio da inalação ou da absorção pelos poros da pele. Ao cair na corrente sangüínea, os benefícios dos óleos se espalham por todo o corpo. Além disso, a reação olfativa evoca sensações registradas na memória. Daí a ligação da aromaterapia com estados emocionais.
Esta prazeirosa terapêutica fará em breve, parte das minhas seções de Kinesiologia.
É uma delícia!!!
Sat Nam!
Gurudass



O que é Aromaterapia?

A aromaterapia é um tratamento natural que utiliza-se da sensibilidade do sentido olfativo para aproveitar as propriedades curativas presentes no perfume de plantas aromáticas.

As plantas aromáticas diferenciam-se das outras ervas medicinais pelos princípios odoríferos e perfumados que possuem. Esse princípio ativo é chamado de óleo essencial. Os vegetais aromáticos produzem pequenas quantidades de óleo essencial (de 0,01% à 5%) nas células secretoras glandulares a partir dos açúcares advindos do processo de fotossíntese. Em seguida esse óleo é armazenado em certas partes da planta como: flores (lavanda), frutos (anis verde), folhas (manjericão), raízes (gengibre), bulbo e rizoma (alho), madeira (sândalo, pau rosa).

As essências voláteis das plantas podem ser usadas em combinação com a massagem, fricção, inalação, compressas e banhos. Na Europa, onde começou há mais de 60 anos, a aromaterapia é praticada por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área médica .É ensinada a estudantes de medicina na França e usada por enfermeiros em hospitais ingleses. Esses dois países em especial têm investido amplamente na pesquisa médica.

O aroma emanado de algumas plantas é um conjunto de compostos químicos voláteis, isto é, que evaporam com extrema facilidade, sendo por isso rapidamente sentidos como cheiros e assimilados em nosso organismo pela respiração.

Toda planta aromática contém componentes orgânicos, estruturas químicas compostas de C, H, O. Estas estruturas químicas estão armazenadas em minúsculas gotas em certas partes das plantas como raízes, flores, folhas, casca, resina, madeira.

Esses constituintes químicos formam a matéria física dos OE. Extraímos esses compostos orgânicos das plantas através de métodos como destilação a vapor, prensagem a frio do pericarpo, hidrodifusão, turbodestilação, enflorage, fluído supercrítico, extração por HFC ou por extração através de solventes químicos de origem petrolífera.

O que são os OE?

Os óleos essenciais são substâncias gordurosas e voláteis; extratos vegetais altamente concentrados que contém hormônios, vitaminas, antibióticos e agentes anti-sépticos. Podemos dizer que os óleos essenciais representam o espírito, a alma da planta; a forma mais concentrada de energia vegetal . São muitas as plantas que produzem óleos essenciais. Eles se escondem em minúsculas gotas entre as células e desempenham um papel importante na bioquímica da planta. Também são responsáveis pela fragrância das plantas.

Os óleos essenciais são usados tanto em cosmética e farmácia quanto em perfumaria. Na Aromaterapia, os óleos essenciais podem ser diluídos em óleo ou usados em fricções pingando algumas gotas diretamente na pele. Condensam as forças vitais e espirituais das plantas numa forma material. Por isso agem no nível biológico fortalecendo as defesas naturais do corpo e são um meio de comunicação direta homem-planta no plano energético e espiritual.

Sempre que usados de forma correta, os óleos essenciais podem ser aplicados com segurança à família, à amigos, em casa como auxilio muito valioso para o relaxamento, alívio do stress, como produto de beleza e melhoramento da saúde e bem estar.

http://www.vishwa.com.br/aromaterapia/saibamais.html

Nenhum comentário: