quinta-feira, setembro 14, 2006

Respiração Completa ou Yogui

A maioria das pessoas não sabe usar seu sistema respiratório de maneira adequada. Não usam toda a capacidade pulmonar e não tem domínio sobre os músculos usados na respiração. Respirar é vital! Saber fazer uma respiração consciente traz tantos benefícios à saúde física e mental.. desde um melhor relaxamento, até a capacidade de entrar em meditação, cantar e aproveitar a vida e a saúde

A seguir, uma prática yogui chamada Respiração Completa.

Sentado em uma posição confortável, coluna ereta, expire esvaziando todo o pulmão, mantendo-o vazio por alguns segundos. Com consciência completa na respiração ou no movimento do pulmão, inspire, levando o ar até sua base, projetando levemente o abdômen para a frente, cuidando para não desalinhar a coluna.
Mantendo inspiração contínua, preencha agora a parte média, na altura das costelas, expandindo-as.
Leve o ar ao ápice do pulmão, projetando levemente o peito, sempre cuidando para não desalinhar a coluna.
Expire soltando o ar de cima para baixo, esvaziando primeiro o ápice do pulmão (peitorais), depois a parte média (intercostais) e, por último, sua base (diafragma).
Os movimentos para esta respiração limitam-se ao pulmão e aos músculos que auxiliam o processo respiratório e não da coluna, que deverá permanecer reta e sem movimento durante o processo.

1. Os músculos que irão auxiliar são: Diafragma, localizado na altura do abdômen (parte baixa do pulmão)

2. Intercostais - na altura das costelas (parte média dos pulmões)

3. peitorais (parte alta, ou ápice do pulmão), estes músculos abrem espaço para a expansão dos pulmões e auxiliam na sua compressão para saída de ar e movimentação do ar residual.


Lembre-se: Tanto a inspiração como a expiração devem manter um movimento contínuo. Observando a respiração de um bebê dormindo, poderemos ter uma idéia de como a respiração deve se dar.

Espero que desfrutem!

Um beijo,

Gurudass

Nenhum comentário: