quinta-feira, setembro 14, 2006

SALVIA




Aiii como eu amo essa planta! Além de linda, ela é tudo de bom para nós mulheres (e para os homens também) por possuir estrógeno vegetal, ela nos auxilia como reguladora do sistema reprodutor feminino, ameniza a TPM, útil na menopausa, alivia as dores do parto, ajudando a mãe a relaxar, útil em tratamentos para frigidez, apatia sexual e hipertensão arterial. Combate a insônia, atua como tônico do sistema nervoso.
O óleo essencial de Salvia tem um delicioso e aconchegante aroma!

Propriedades Medicinais:

Ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e contém estrógeno vegetal, ativa os receptores do estrógeno. Ajuda a combater a diarréia. O chá é bom para gengivas inflamadas, aftas, dores de garganta e problemas de mucosas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa. Diminui suor excessivo e é restauradora de energia, tendo poder tonificante sobre o fígado. Usada também para dores de ovário, icterícia, depressão, tremores, vertigens, impotência sexual. O chá das folhas e flores tem ação anti-séptica, anti-sudorífera, fungicida, estimulante da digestão e balsâmica. Não deve ser tomada em grandes doses por períodos muito longos.
* Infuso: 5 gs de folha em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Para picadas de insetos esfregar folhas frescas no local atingido. Friccionada nos dentes, clareia-os.

Cosmética:
Infusão é um bom adstringente para pele oleosa e escurescedor de cabelos. A infusão também é boa para combater a caspa e inflamações do couro cabeludo. Dentrifício caseiro para remover tártaro e clarear os dentes: Sal marinho e sálvia.

Utilização
* Uso caseiro: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas, para afastar insetos. 'Faz parte das ervas inseticidas( em infusão).

* Uso culinário: Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas. Faz deliciosos pães. Receitas. Substitui o louro na aromatização de cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo. A manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial.

* Uso mágico: Onde o pé de sálvia cresce viçoso é porque a mulher manda na casa (aqui abro um parênteses.. Vcs viram que lindo, florido e viçoso o pé de Sálvia daqui de casa?) considerada uma poderosa erva de proteção, afasta mau-olhado. Erva das feiticeiras, entra na composição de magias de proteção.

Aromaterapia: Na aromaterapia, o óleo essencial de sálvia é usado como antioxidante, extimulante, tônico, desinfetante, adstringente, é indicado para cabeça e cerebro ativando os sentidos, a memória, fortalecendo os nervos.

Efeitos colaterais: Não usar a erva em casos de insuficiência renal, durante a menstruação ou amamentação. Pode causar súbita elevação da pressão arterial. Não consumir em grandes quantidades ou por longos períodos de tempo consecutivos. Não deve ser tomado por mulheres grávidas e crianças.

Ação Psicológica: Antidepressivo, afrodisíaco, sedativo, combate a ansiedade, cura as feridas emocionais em casos de agressão ao feminino, atua na busca dos valores femininos ocultos, auxilia na passagem por períodos difíceis, devido ao aconchego desse aroma, ajuda na dissolução de tensões profundas guardadas interiormente.

Nenhum comentário: